sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

MINAS!!

Oláá pessoaaal!!
Finalmente estamos em Uberlândia!  Depois de 9 horas de viagem, estamos firmes e fortes para dar o melhor de nós na competição, com muita animação!!
Bom, viemos aqui também para compartilhar nosso projeto com vocês. 

NOSSO PROJETO
Perto do nosso colégio existe um asilo, a Pousada Casa Amarela Deus é Amor, onde existem muitos idosos com diversos problemas, por isso, o escolhemos para ser nosso parceiro sênior. 


Dentre os vários problemas observados, percebemos que uma grande quantidade dos idosos no asilo sofriam com depressão e problemas físicos. A partir daí, começamos a aprofundar esses problemas. Assim, descobrimos que através de atividades físicas é possível prevenir e tratar sintomas da depressão, como a tristeza e a falta de motivação, e também doenças nos ossos, como osteoporose, artrite e artrose, pois aprendemos que elas, as atividades físicas, além de fortalecerem os ossos, aumentam a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, que atua na regulação do humor e das emoções, o que traz bem-estar ao idoso.
Assim, desenvolvemos Lampião, o robô, que é capaz de fazer companhia e também prevenir a depressão e problemas físicos através da interação com os idosos. Ele possui um tablet no abdômen, no qual há um aplicativo que nós mesmos criamos. Nesse aplicativo, que chama-se Virgulino, o idoso tem a possibilidade de saber notícias, manter os horários da sua rotina, controlar o horário dos remédios e fazer várias atividades, como ouvir música e histórias, que facilitarão e motivarão a vida dos idosos. Além disso, Lampião é articulado para realizar movimentos, controlados por plataformas de Arduíno e NXT, que incentivarão os idosos a fazer atividades físicas.
Mas qual é a grande inovação da nossa solução? Bom, no asilo, nós também notamos que os idosos se sentiam sozinhos, mesmo estando em um espaço coletivo, isso porque eles não se relacionam. Então, com Lampião, os idosos vão se relacionar, pois no aplicativo eles poderão fazer atividades em conjunto, combatendo assim, tanto os problemas físicos quanto os sintomas depressivos.
Socializamos o nosso aprendizado em um encontro de avós e netos que nós mesmos realizamos, no qual proporcionamos um momento de união entre neto e avô, falamos sobre a importância de cuidar dos idosos. Além disso, levamos Lampião ao asilo para mostrá-lo aos idosos.

E ai gente, o que acharam? Comentem! E torçam por nós amanhã, estaremos em ritmo de muita alegria e união. 





4 comentários:

  1. ApoioBot, vocês estão de parabéns!
    Foi um lindo trabalho de pesquisa, preocupando-se em construir soluções que realmente fossem melhorar as principais dificuldades dos idosos. O robô Lampião é muito fofo.
    Vocês já são vencedores, independentemente do resultado do torneio.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alessandra! É muito importante este retorno para nós. Com certeza já somos vencedores, assim como todas as outras equipes participantes!Muito obrigada novamente!
      Abraço

      Excluir
  2. Carlos Henrique e Alcione17 de dezembro de 2012 às 15:06

    Vcs são fantásticos....preocupados com a velhice que queira ou não todos um dia terão que passar.....parabéns por tudo o que fizeram e o que conseguiram...afinal o mundo é a nossa sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Carlos Henrique e Alcione! Pois é, todos iremos envelhecer um dia e pensar sobre isso desde cedo nos faz aproveitar cada vez a vida! Obrigada novamente! E sim, sempre, o mundo é a nossa sala de aula!
      Abraços

      Excluir